Facebook compra WhatsApp por 19 bilhões de dólares

O Facebook anunciou nesta quarta-feira a compra do serviço de mensagens instantâneas WhatsApp por 19 bilhões de dólares.
A maior rede social do mundo procura maneiras de aumentar sua popularidade, especialmente entre um público mais jovem.

A aquisição do serviço de mensagens instantaneas, com mais de 450 milhões de usuários ao redor do mundo surpreendeu muitos observadores , com seu preço elevado.

Em um comunicado anunciando o acordo, fundador do Facebook, Mark Zuckerberg descreveu os serviços do WhatsApp como "incrivelmente valioso".

WhatsApp permite aos usuários enviar mensagens através de conexões de internet, evitando taxas de mensagens de texto. A empresa afirma que está registrar um milhão de novos usuários por dia.
Ele ganha dinheiro cobrando usuários uma taxa de inscrição de US $ 1 por ano, embora ele oferece um modelo de graça também.

Combinando mensagens de texto e redes sociais, aplicativos de mensagens fornecem uma maneira rápida para usuários de smartphones a negociar tudo, desde textos breves para fotos paquera a clipes do YouTube - ignorando a necessidade de pagar operadoras de telefonia móvel para serviços de mensagens.

O acordo de compra inclui US $ 4 bilhões em dinheiro e aproximadamente US $ 12 bilhões de dólares em ações do Facebook, além de um adicional de US $ 3 bilhões em ações para fundadores e colaboradores da WhatsApp em uma data posterior.

Em uma teleconferência para discutir o negócio, WhatsApp co-fundador Jan Koum diz que pretende operar a empresa "de forma independente e autônoma." Ele também vai se tornar um membro do conselho do Facebook de administração.

"Estamos entusiasmados e honrados com a parceria com Mark e Facebook, enquanto continuamos a levar o nosso produto para mais pessoas ao redor do mundo", disse Koum em um comunicado.

Zuckerberg disse que a perspectiva de um acordo foi lançada primeiro apenas 11 dias atrás.

O fundador do Facebook, disse acreditar que o WhatsApp estava no caminho certo para ter um bilhão de usuários, mas insistiu que não tinha planos para colocar publicidade na interface do WhatsApp, dizendo que ele não achava que os anúncios eram a melhor maneira de ganhar dinheiro com os sistemas de mensagens.

Assim que o negócio for finalizado, o Sr. Koum e co-fundador Brian Acton estão prestes a se tornar mais novos bilionários do Vale do Silício.

Fonte: BBC News

Nenhum comentário:

Postar um comentário